O Dublin Guitar Quartet foi fundado em 2002 e tem trabalhado com vários dos principais compositores mundiais, o que inclui uma intensa colaboração com Philip Glass, bem como com jovens compositores irlandeses e de outros países.
O programa que apresentam é um conjunto de composições originais ou arranjos realizados especificamente para este intrigante ensemble, reunindo peças de Philip Glass e de outros compositores americanos como Rachel Grimes, Marc Mellits, Bryce Dessner e William Kanengiser. O programa inclui também peças de Urmas Sisask (Estónia), Nikita Koshkin (Rússia), e do guitarrista irlandês Dave Flynn.
Descrito pelo Irish Times como um “um quarteto particular”, o Dublin Guitar Quartet é o primeiro quarteto de guitarra clássica inteiramente dedicado à música original.
Desde a sua formação, no Dublin Conservatory of Music and Drama, vem trabalhando no sentido de expandir o limitado repertório existente, com encomendas de novas peças musicais e adaptações de obras primas exteriores à esfera da guitarra.Com recurso a guitarras de oito e onze cordas, o quarteto construiu um original catálogo de arranjos que passa por compositores como Philip Glass, Steve Reich, Arvo Pärt, e György Ligeti.
Músicos:
Brian Bolger
Pat Brunnock
Tomas O’Durcain
Chien Buggle